NO AR
Notícias, músicas e prestação de serviço
Faça contato e participe!
NAVEGUE
FIQUE LIGADO
NOTÍCIAS: Preveno e conscientizao so essenciais para enfrentamento Aids




Neste ano, foram notificados 3.516 casos da doena, sendo a maioria de jovens entre 20 a 34 anos

Publicada em 02/12/2019

Neste domingo (1/12), foi celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, data que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a doença, sua prevenção, tratamento e enfrentamento ao preconceito. Em Minas Gerais, entre 1999 e 2019, até o momento, foram notificados 62.078 casos de HIV/Aids. Neste ano, foram notificados 3.516 casos da doença, sendo a maioria de jovens entre 20 a 34 anos.


“A infecção pelo HIV/Aids no público mais jovem vem aumentando consideravelmente nos últimos dez anos. Isso ocorre por essas pessoas estarem numa fase sexualmente ativa e, muitas vezes, com múltiplos parceiros, assim como pela diminuição do uso do preservativo e, ainda, o uso de drogas e álcool,  que também é mais comum nessa faixa etária”, comenta Mayara.


O público masculino também apresenta dados bem superiores da doença se comparado às ocorrências femininas. Em 2019, foram notificados 2.737 casos da doença em homens e 777 casos em mulheres.


No Brasil, desde 1996, todas as pessoas diagnosticadas com aids recebem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizado pelas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), dos Centros de Aconselhamentos e Testagens (CTA) e dos Serviços de Atendimentos Especializado (SAE). A partir de 2013, o tratamento passou também a ser oferecido para todas as pessoas que possuem diagnóstico reagente para o HIV/Aids, ou seja, pessoas que possuem o vírus, mas que não manifestaram a doença.


“O tratamento consiste no uso de medicamentos antirretrovirais (ARV), que ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico e é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV, além de reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas”, explica Mayara Marques.


Fonte: Agência Minas 


 

 

<< Retornar para Notícias

PEDIDOS MUSICAIS
Nome:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Recado:
REDES SOCIAIS
       
TOP 10
Milu
Gusttavo Lima
QUANDO A BAD BATER
LUAN SANTANA
CULPA E DO MEU GRAU
DIEGO & VICTOR HUGO Part. Z NETO & CRISTIANO
FERIDA CURADA
ZE NETO & CRISTIANO
NO PLANEJE NADA
MARCOS & BELUTTI
3 BATIDAS
GUILHERME & BENUTO
PARA, PENSA E VOLTA
YASMIN SANTOS Part.MARILIA MENDON
NEM TCHUM
MAIARA & MARAISA
TODO MUNDO VAI SOFRER
MARLIA MENDONA
PEDACO MEU
CLEBER & CAUAN Part.JORGE
 
INÍCIO | A RÁDIO | PROGRAMAÇÃO | EQUIPE | AGENDA | NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS | PROMOÇÕES | MURAL DE RECADOS | CONTATO

2017 © Todos os direitos reservados. É proibido a cópia total ou parcial deste site.