Nenhuma publicidade para exibir!
NO AR
sintonize 93,5 FM
ou�a
NAVEGUE
FIQUE LIGADO
NOTÍCIAS: Procon Mariana alerta para uso consciente de bonificações de final de ano




Muitos trabalhadores brasileiros recebem, neste final de ano, algumas bonificações, entre elas o 13º salário.

Publicada em 05/12/2018

 

Muitos trabalhadores brasileiros recebem, neste final de ano, algumas bonificações, entre elas o 13º salário. Com isso o Departamento Intersindical de estatísticas e Estudos Socioconômicos (Dieese) estima que os pagamentos representarão R$ 211,2 bilhões na economia brasileira neste ano. Para se ter uma ideia do montante o valor representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Ao mesmo tempo em que a quantia representa oportunidade para movimentar economia, para muitas famílias é a chance de ter uma renda extra e a regularização de dívidas.

A gerente do Procon Mariana, Daniele Avelar, ressalta que é preciso que a população faça um balanço do seu orçamento pessoal e familiar e, assim, saiba a melhor forma de investir os recursos. “O consumidor precisa ficar atendo à sua realidade. Não adianta nada ele receber o 13º e gastar no mercado se ele tiver outra dívida mais antiga. Recomendamos o consumo consciente”, afirma a especialista que acrescenta que “após a quitação ou regularização das dívidas existentes a população aplique em algum investimento”.

Dívidas - Uma das principais orientações é que o consumidor use o dinheiro extra preferencialmente para o pagamento de dívidas. É preciso que o cidadão priorize aqueles débitos que possuem encargos maiores, tais como cartão de crédito rotativo e cheque especial. É importante, também, aproveitar o momento para renegociar e regularizar as outras dívidas, procurando, sempre, negociar o abatimento de juros de mora já inclusos.

Impostos – O início de ano é período que compromete o orçamento familiar de muitas famílias. Isso porque existem muitos impostos que devem ser quitados nesta época do ano, tais como IPVA e IPTU, além das despesas escolares. Então, para evitar com que as dívidas voltem a se acumular, o Procon Mariana alerta para que os recursos sejam respeitados e de reservar uma quantia para quitar esse tipo de gasto.

Antecipação – Muitas pessoas também buscam se antecipar e caso reste algum recurso do 13º é uma boa saída, e recomendada pelo Procon Mariana. A antecipação de pagamentos de financiamentos junto a bancos, financeiras ou comércio com taxas mais altas que as que são oferecidas pelas aplicações financeiras pode ser negociada e ser uma boa aplicação dos recursos. O artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor garante a retirada dos juros embutidos nestes financiamentos para as parcelas que eventualmente tiverem seus pagamentos antecipados total ou parcialmente.

O Procon Mariana fica localizado no prédio da prefeitura, na Praça JK, s/nº, centro. Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 151 e 3557-9001 ou pelo whatsapp: 995335880.

FOTO: FELIPE CUNHA | PREFEITURA DE MARIANA

 

 

<< Retornar para Notícias

PEDIDOS MUSICAIS
Nome:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Recado:
REDES SOCIAIS
       
TOP 10
Crculo
Matheus & Kauan
Menina Maluquinha
Jorge & Mateus
Oi
Lo Magalhes
De quem a Culpa?
Marlia Mendona
E nessas Horas
Matheus e Kauan
Na Conta da Loucura
Bruno e Marrone
Raspo
Henrique e Diego Part. Simone e Simaria
Modo Dudo
Michel Tel Part. Maiara e Marasa
Eu vou te buscar
Gusttavo Lima
Amor da sua cama
Felipe Arajo
 
INÍCIO | A RÁDIO | PROGRAMAÇÃO | EQUIPE | AGENDA | NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS | PROMOÇÕES | MURAL DE RECADOS | CONTATO

2017 © Todos os direitos reservados. É proibido a cópia total ou parcial deste site.