NO AR
Show da Manhã
Mateus Edson
NAVEGUE
FIQUE LIGADO
NOTÍCIAS: Trabalho persistente e contínuo




Mulheres conquistam espaço em atividades diversas e consideradas masculinas

Publicada em 08/03/2017

Gerenciar a manutenção de elevadores, bombas e ares-condicionados. Cuidar da parte elétrica e hidráulica, fazer ajustes no piso e realizar pinturas. Quando se fala em todas essas atividades, ainda não é incomum que muitas pessoas as relacionem ao universo masculino. No entanto, esse quadro está se modificando, e as mulheres vêm mostrando toda a sua força e habilidade para atuar nas mais diferentes áreas. Que o diga Areli Godoy, que é responsável por manutenção predial.

É bem verdade que, conforme ela destaca, muitos indivíduos ainda estranham o fato de uma pessoa do sexo feminino estar à frente desse tipo de trabalho e de verdadeiramente colocar a mão na massa. “Talvez, pelo fato de ser um serviço mais pesado”, diz ela. Mas, por outro lado, também são reais, como ela frisa, a admiração e os elogios que recebe. “É gratificante”, diz.

Mas se, em um primeiro momento, o fato de ser um serviço pesado servir como justificativa para que muita gente acredite que o trabalho de Areli não deve ser efetuado por uma mulher, por outro, a questão pode ter outras raízes. Conforme explica Maria Cristina Leite, socióloga e professora da Universidade Fumec, esse tipo de olhar tem muito mais a ver com fatores culturais do que com a questão biológica.“Tradicionalmente, algumas profissões foram ocupadas por homens. Foi estabelecido culturalmente que a mulher não é feita para determinadas funções”, explica.

E é justamente por causa de pensamentos assim que Areli vivencia, inclusive, histórias que ela considera até mesmo engraçadas em relação ao assunto. É o caso, por exemplo, de quando alguns homens pedem um auxílio a ela. “Eles dão desculpas, dizem que não têm muito tempo para fazer o que precisam e ficam um pouco envergonhados pelo fato de eu saber fazer essas manutenções e eles não”, afirma.

Nas telas

Se todos esses fatores estão relacionados à própria história do ser humano, um dos principais meios de contá-las – sejam elas baseadas em fatos reais ou não – também reserva um espaço menor para as mulheres em determinadas funções: é o caso do cinema.Frequentemente, pesquisas mostram como a relação entre os gêneros ainda é desigual nesse meio. Um relatório do Centro de Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema da San Diego State University mostrou, por exemplo, que as diretoras dos principais filmes de Hollywood somavam apenas 7% em 2014. Já no Brasil, de acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), as diretoras de filmes nacionais representaram 20,3% do total, no ano passado.

“Infelizmente, o mercado do cinema ainda é extremamente machista. Raramente mulheres conseguem conquistar espaço nos cargos mais altos de uma produção audiovisual, o que resulta em um mercado que exclui as mulheres ou as coloca em posições inferiores as dos homens”, ressalta Júlia Moura, estudante da área.

Ela, que na faculdade exerce as funções de roteirista, diretora e preparadora de atores – todas ocupadas, em sua maioria, por homens – relata, inclusive, que já vivenciou situações que deixaram claro como a realidade no dia a dia ainda pode ser conflituosa. “Uma vez, trabalhei com um profissional de iluminação de set que não soube respeitar a hierarquia por responder a uma diretora de fotografia”, diz. No entanto, ela não se intimida diante desse quadro. “Quando descobri a possibilidade de viver de tudo aquilo que eu sempre fui, não hesitei. Encontrei no mundo do cinema o meu lugar, a minha maior paixão e a possibilidade de viver daquilo que mais amo fazer: sonhar”, finaliza.

 

Fonte: O Tempo



 

 

<< Retornar para Notícias

PEDIDOS MUSICAIS
Nome:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Recado:
REDES SOCIAIS
     
TOP 10
Aquela Pessoa
Henrique e Juliano
Medida Certa
Jorge e Mateus
Vidinha de Balada
Henrique e Juliano
De quem é a Culpa?
Marília Mendonça
E nessas Horas
Matheus e Kauan
Na Conta da Loucura
Bruno e Marrone
Raspão
Henrique e Diego Part. Simone e Simaria
Modão Duído
Michel Teló Part. Maiara e Maraísa
Eu vou te buscar
Gusttavo Lima
Amor da sua cama
Felipe Araújo
 
INÍCIO | A RÁDIO | PROGRAMAÇÃO | EQUIPE | AGENDA | NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS | PROMOÇÕES | MURAL DE RECADOS | CONTATO

2017 © Todos os direitos reservados. É proibido a cópia total ou parcial deste site.