Nenhuma publicidade para exibir!
NO AR
Show da Manhã
Mateus Edson
NAVEGUE
FIQUE LIGADO
NOTÍCIAS: Mortes por câncer crescem 31% no Brasil desde 2000




Neste sábado, no dia mundial de combate à doença, OMS reforça a importância de se iniciar tratamento cedo

Publicada em 04/02/2017

O número de mortes no Brasil causadas por câncer aumentou 31% desde 2000 e chegou a 223,4 mil pessoas por ano no final de 2015. As estimativas foram publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em campanha para marcar o Dia Mundial do Câncer, hoje, a OMS reforça a importância de descobrir a doença em um estágio ainda inicial e, assim, reverter essa expansão.

Hoje, o câncer é a segunda causa de mortes no país, superado apenas por doenças cardiovasculares. De acordo com a OMS, o aumento do número de mortes causadas pela doença é um fenômeno global. No mundo, a expansão foi de 22%. Atualmente, uma a cada seis mortes no planeta é causada por câncer.

Para a OMS, a única forma imediata de frear essa expansão é incrementar os serviços de diagnóstico para detectar a doença ainda em estágio inicial. A prática de hábitos saudáveis e uma boa alimentação são a melhor forma de prevenir o câncer, que somente neste ano deve atingir mais de 60 mil pessoas em Minas Gerais, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

“Apenas cerca de 10% dos tumores malignos têm ligação com a hereditariedade. O restante, são tumores adquiridos durante a vida, seja por hábitos alimentares inadequados, falta de exercício físico ou contato com substâncias tóxicas. O tabagismo tem relação com 30% de todos os tumores malignos”, explicou o oncologista e diretor da Oncomed-BH, Roberto Fonseca. Segundo ele, é possível reduzir a incidência do câncer por meio de prevenção primária (medidas que evitem o aparecimento do tumor) ou secundária (diagnóstico precoce).

A administradora Ana Carolina Queiroga, 41, descobriu, por acaso, um nódulo na mama direita em 2011. Hoje, Ana ainda toma medicamento, mas está curada. “Se eu não tivesse descoberto precocemente, poderia não estar aqui”, diz. (com agências)

Fonte: O Tempo

 

 

<< Retornar para Notícias

PEDIDOS MUSICAIS
Nome:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Recado:
REDES SOCIAIS
       
TOP 10
Círculo
Matheus & Kauan
Menina Maluquinha
Jorge & Mateus
Oi
Léo Magalhães
De quem é a Culpa?
Marília Mendonça
E nessas Horas
Matheus e Kauan
Na Conta da Loucura
Bruno e Marrone
Raspão
Henrique e Diego Part. Simone e Simaria
Modão Duído
Michel Teló Part. Maiara e Maraísa
Eu vou te buscar
Gusttavo Lima
Amor da sua cama
Felipe Araújo
 
INÍCIO | A RÁDIO | PROGRAMAÇÃO | EQUIPE | AGENDA | NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS | PROMOÇÕES | MURAL DE RECADOS | CONTATO

2017 © Todos os direitos reservados. É proibido a cópia total ou parcial deste site.